A tradicional Folia de Reis Gonçalves realizou sua festa de encerramento no último sábado, dia 10 de janeiro, no bairro do Crispim. A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi palco da missa celebrada pelo Padre Gilberto, da Comunidade Missionária de Villaregia, acompanhada por integrantes do grupo e dezenas de visitantes.
Uma realização do Grupo Gonçalves, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Folia de Reis visitou casas desde o dia 13 de dezembro, relembrando a busca dos Reis Magos pelo Menino Jesus. O grupo passou pelos bairros do Crispim, Valo Velho, Santa Julia, Jacira, Jardim do Carmo, São Pedro, Centro e Lagoa em Itapecerica da Serra; Santa Isabel, Jardim Progresso, Congonhal, Sapateiro e Valflor em Embu-Guaçu; além de Osasco e Guarulhos.
Muitas pessoas se emocionaram com o resgate de tradições da igreja nos cantos religiosos e na pregação do evangelho em seus lares. O Grupo Gonçalves recebeu ofertas dos visitados, que foram reunidas em cestas e entregues a algumas casas atendidas na região do Crispim.
Para Ricardo Sousa, chefe de Ação e Difusão da Secretaria de Cultura, a festa é muito importante para que essa cultura regional e popular não se perca em Itapecerica. “A Folia de Reis representa uma tradição centenária que muito engrandece nosso município, ao levar para as novas gerações esse tipo de cultura”.
Presidido por José Honório, o Grupo Folia de Reis Gonçalves foi fundado em 1901, na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais. Da segunda quinzena de dezembro até o segundo sábado de janeiro é realizada essa tradição anual, que está em Itapecerica há cerca de dez anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário