Prefeito e governador anunciam avanços na rede de esgoto de Itapecerica

O prefeito de Itapecerica da Serra se encontrou com o governador do Estado de São Paulo em evento realizado no dia 17/03, no km 285 da Rodovia Régis Bittencourt, divisa entre Itapecerica da Serra e Embu das Artes. Acompanhados de prefeitos da região e deputados, os dois anunciaram obras de construção de uma rede coletora de esgotos na região da Mombaça-Crispim e interligações das redes do sistema de esgotamento sanitário ao coletor Embu-Mirim. As autoridades ainda assinaram autorização para que a Sabesp possa estudar a viabilidade de implantação e operação do aterro sanitário em Itapecerica.


Segundo a Sabesp, as obras, que integram o Programa Mananciais, aumentarão os índices de coleta e tratamento em Itapecerica da Serra de 4% para 50% em dois anos, ajudando a despoluir a Guarapiranga.


A implantação da rede de esgoto na cidade foi iniciada no início do ano passado, com uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Sabesp. Melhorias no saneamento básico significa mais saúde para a população, avanços na preservação do meio ambiente e desenvolvimento para Itapecerica.


A rede coletora de esgoto Mombaça-Crispim tem investimento de R$ 20 milhões e compreende a construção de coletores-tronco numa extensão de 8 km, atingindo 5.350 ligações domiciliares. Os bairros beneficiados serão Jardim Jacira, Horacina, Analândia, Jardim do Éden, Mombaça e Santa Júlia.


Já as obras de interligações das redes do sistema de esgotamento sanitário ao coletor Embu-Mirim, cujo custo é de R$ 1,5 milhão, trarão melhorias nas condições sanitárias e, assim, da qualidade de vida da população itapecericana.


Destinação do lixo


Na ocasião, ainda foi assinada a autorização para que a Sabesp possa firmar um termo cooperativo para estudo de viabilidade de implantação e operação de um aterro sanitário em Itapecerica da Serra.


O aterro deve beneficiar também os municípios de Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Taboão da Serra, atendendo diretamente 665 mil habitantes. O objetivo é equacionar o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário